Wildcard SSL Certificates
Organizando a História

Séculos



Revolução Farroupilha: Combate no rio São Gonçalo, no Rio Grande do Sul
2 de junho de 1836, quinta-feira ver ano
•  Imagens (1)
  

\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\11022curiosidade.txt

O combate foi sustentado contra as baterias dos insurgentes pelo vapor Liberal (segundo-tenente Joaquim Raimundo de Lamare) e pelas canhoneiras Oceano (segundo-tenente Santos Marques) e São Pedro Duarte (segundo-tenente Junqueira).

Os dois primeiros navios bateram-se contra duas baterias no passo e na foz do arroio de Pelotas, e o outro com a bateria do Passo dos Negros, todas estabelecidas durante a noite na margem esquerda do São Gonçalo.

A São Pedro Duarte ficou quase inteiramente destruída e foi abandonada pelo seu comandante e pelapequena guarnição que lhe restava.

Os outros navios sofreram grandesavarias, mas conseguiram fazer calar o fogo dos contrários.

À noite, os insurgentes afastaram-se da margem, levando as suas peças e mais duas que retiraram da canhoneira abandonada.

João Manuel de Lima e Silva, que os comandava, foi gravemente ferido neste combate. Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 2 de março de 1805, seria assassinado no dia 29 de outubro de 1837 na cidade de São Borja aos 32 anos de idade.




João Manuel de Lima e Silva
01/01/1837
18/02/2026 01:56:56
Crédito/Fonte: Geni.com
  



LUCIA02/06/1836
ANO:94
  


Procurar