Falecimento do almirante barão do Rio da Prata, Rodrigo Pinto Guedes
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
Morre em Paris o almirante barão do Rio da Prata (Rodrigo Pinto Guedes), nascido em Grediz a 17 de julho de 1762.
Foi sepultado no cemitério de Montmartre. Distinguiu-se na Marinha portuguesa durante as guerras com a França e, com o major-general da esquadra do marquês de Niza, que operou no Mediterrâneo às ordens de Nelson, mereceu a estima e o louvor deste grande marinheiro.
Comandou a nossa esquadra em operações contra as Províncias Unidas do Rio da Prata de maio de 1826 até a conclusão da guerra, em 1828.
O único combate que dirigiu, então, em pessoa foi o do Monte Santiago (7 e 8 abril de 1827).Durante seu comando, sofremos os dois reveses do Juncal (9 de fevereiro de 1827) e o de Patagones (7 de março); no entanto, os melhores navios da esquadra argentina e muitos corsários foram destruídos em outros combates gerais ou parciais.
Nenhum de nós escolhe o nosso fim, na verdade. Um rei pode induzir um homem, um pai pode assumir um filho, mas lembre-se disto, mesmo que aqueles que o induzirem forem reis ou homens de poder, sua alma pertencerá apenas a você. Quando estiver perante Deus não poderá dizer mas outros ‘me disseram para fazer isto‘ ou que a virtude não era conveniente no momento não será suficiente.