Reação dos habitantes do Recife, pela maior parte portugueses europeus, contra os habitantes de Olinda e naturais da terra
18 de junho de 1711, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
1711 — Reação dos habitantes do Recife, pela maior parteportugueses europeus, contra os habitantes de Olinda e naturais daterra, que em novembro do ano anterior haviam obrigado o governadorCaldas a fugir. O bispo dom Manuel Álvares da Costa, que era ogovernador interino, foi posto debaixo de guarda, e na mesma ocasiãoforam presos o ouvidor e o sargento-mor Bernardo Vieira de Melo. Osreacionários ocuparam desde logo os fortes do Brum, do Buraco e dasCinco Pontas. João da Mota e o mestre de campo Domingos RodriguesCarneiro ficaram governando no Recife. O bispo conseguiu fugir no dia21 e foi reunir-se aos de Olinda. Começou, então, a Guerra chamadados Mascates. Os partidários de Olinda foram sitiar o Recife, rompendoas hostilidades no dia 27.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.