'Sublevação na vila da Cachoeira contra o general Madeira 0 25/06/1822 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1818
1819
1820
1821
1822
1823
1824
1825
1826


   25 de junho de 1822, terça-feira
Sublevação na vila da Cachoeira contra o general Madeira
      Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


1822 — Sublevação na vila da Cachoeira (Bahia) contra a autoridade do general português Madeira. Foi promovida pelos coronéis de cavalaria miliciana José Garcia Pacheco e Rodrigo Antônio Falcão Brandão (depois barão de Belém).

A Câmara Municipal e o povo procederam à aclamação solene do príncipe real dom Pedro, reconhecendo-o como regente e defensor perpétuo do Reino do Brasil.

Uma canhoneira portuguesa dirigiu, então, e nos dias seguintes, alguns tiros de metralha contra o povo (ver 28 de junho).

Em Cachoeira, organizou-se, no dia 26, uma junta interina conciliatória e de defesa, tendo por presidente Antonio Teixeira de Freitas Barbosa (depois barão de Itaparica) e por secretário o jovem advogado Antonio Pereira Rebouças.

A essa junta sucedeu um Conselho Interino de Governo, composto de representantes das vilas que aderiram à Independência (ver 22 de setembro). O início de tudo25 de junho de 1822. Reunidos na Câmara Municipal de Cachoeira, Antônio de Cerqueira Lima, José Garcia Pacheco de Aragão, Antônio de Castro Lima, Joaquim Pedreira do Couto Ferraz, Rodrigo Antônio Falcão Brandão, José Fiúza de Almeida e Francisco Gê Acaiaba de Montezuma anunciam o resultado da consulta feita ao povo, se concordava que se proclamasse dom Pedro de Alcântara regente constitucional e defensor perpétuo do Brasil. Mesmo sob ameaça de uma escuna militar portuguesa, fundeada no Rio Paraguaçu, a resposta foi “Sim!”.Na comemoração, o povo foi alvo de tiros vindos da casa de um português e da escuna. Os cachoeiranos proclamam uma Junta Conciliatória e de Defesa para governo da cidade. O primeiro combate foi pela tomada da embarcação, que, cercada, resistiu até a captura e prisão dos sobreviventes (28 de junho).As vilas do Recôncavo e algumas localidades do Sertão vão aos poucos aderindo. Posições estratégicas são tomadas nas ilhas, em Pirajá e Cabrito. Itaparica, que já aderira, é bombardeada. Em Cachoeira, é organizado um novo governo para comandar a resistência, a 22 de setembro de 1822, sob a presidência de Miguel Calmon du Pin e Almeida.Em outubro de 1822, chega do Rio de Janeiro o primeiro reforço efetivo. Sob o comando do general francês Pedro Labatut, a tropa foi impedida de desembarcar, indo aportar em Maceió (AL), de onde veio por terra, conseguindo arregimentar mais soldados.


select * from fontes where report = 11213 order by data asc

1987 Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987) Atualizado em 02/04/2025 00:10:21 É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de

um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.

Quantos registros?


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
29060 registros, 15,193% de 191.260 (meta mínima)
663 cidades
3689 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP