9 de julho de 1868, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
1868 — O couraçado Barroso, do comandante Artur Silveira daMota (depois barão de Jaceguai), estando fundeado perto da ilha deMonterita, é abordado durante a noite por 20 canoas paraguaias, asquais conduziam 260 homens, ao mando do major Cabriza. O ataquefoi repelido antes da chegada do monitor Rio Grande, que estava águasabaixo e que subiu metralhando as canoas que fugiam. Nessa ocasião,travou-se luta entre um grupo de paraguaios e a guarnição do monitor,sendo morto o comandante deste, Antônio Joaquim, e feridas seispraças. No Barroso, ficaram feridos um oficial e cinco praças. Poucosparaguaios puderam voltar ao seu acampamento. Foram aprisionados24 oficiais e soldados inimigos, e tomadas 18 canoas, muito armamento,granadas de mão e tubos cheios de um misto asfixiante.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.