16 de julho de 1868, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
1868 — Reconhecimento de Humaitá pelo exército aliado, sob ocomando do marechal Caxias. O 3o corpo brasileiro (general Osório)reconheceu a esquerda das linhas inimigas, o 2o corpo (general Argolo)a direita, e os argentinos (general Gelly y Obes) o centro. Osóriochegou até a contraescarpa do fosso de Humaitá e teve, principalmentena retirada, 1.010 mortos e feridos; Argolo teve 12; e Gelly y Obes, umsó ferido. A esquadra brasileira do almirante Inhaúma bombardeou asbaterias paraguaias e teve nove mortos e feridos. Total da nossa perdanesse dia foi de 1.031 homens fora de combate. Os paraguaios eramcomandados pelo coronel Martínez e tiveram 300 mortos e feridos.Oito dias depois, abandonava Martínez as fortificações de Humaitá.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.