'Combate naval de Lara Quilmes 0 30/07/1826 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1822
1823
1824
1825
1826
1827
1828
1829
1830
Registros (104)Cidades (26)Pessoas (40)Temas (47)


Combate naval de Lara Quilmes
    30 de julho de 1826, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31


Combate naval de Lara Quilmes. Ao amanhecer estavamfundeados na altura da Ponta de Lara os seguintes navios brasileiros(ver efeméride do dia anterior): fragata Niterói; corvetas Maria daGlória, Itaparica e Maceió; brigues Caboclo, Pirajá e 29 de Agosto; eescuna Leal Paulistana; a alguma distância a leste, a corveta Liberal,que logo velejou para incorporar-se à força principal.

Os outros naviosdemoravam a sotavento, alguns na distância de casco alagado. Soprava EFEMéRIDES BRASILEIRAS427pequena brisa do norte, oito navios argentinos estavam fundeadosa barlavento, em linha quase paralela a nossa: a fragata 25 de Mayo;o brigue-barca Congreso; os brigues Independência, República,Balcarce e Oriental-Argentino; e as escunas Rio e Sarandí.

O briguePirajá, que ficava entre a nossa linha e a inimiga, rompeu o fogo. Asduas esquadras puseram-se em movimento quase ao mesmo tempo: aargentina virou em roda e orçou com amuras a estibordo; a brasileiravirou por davante, e a Niterói e o Caboclo, que iam à frente, cortarama linha inimiga, ganhando barlavento e aproximando-se, até a distânciade tiro de pistola, da 25 de Mayo. Esta meteu em cheio e os outrosnavios argentinos orçaram em retirada, fazendo todos força de vela.O combate reduziu-se, assim, a uma ativa perseguição. A 25 de Mayo,separada da sua esquadra, foi atacada de barlavento pelo Niterói epelo Caboclo, e de sotavento pela Maria da Glória. A Leal Paulistanaacompanhou-o de perto, batendo-lhe a popa com o rodízio de proa. Ofogo de um dos brigues inimigos cortou no Caboclo o braço grande efez-lhe atravessar a gávea, sendo então ferido o comandante Grenfell.Depois deste acontecimento, o Caboclo atrasou-se. Às 10h30 a fragatainimiga, quase completamente desmantelada, arribou até ter o ventopela alheta. A Niterói arribou também e, nessa ocasião, tocou no fundo.A Maria da Glória já tinha sido obrigada a virar por falta de água. ALiberal, muito atrasada, não podia alcançar mais o inimigo. O Pirajátambém manobrara mal e ficara distanciado. A corveta Itaparica tinhadesarvorado o mastaréu do velacho, atacando os brigues inimigos quefugiam. Os outros navios brasileiros, que eram o 29 de Agosto, a LealPaulistana e a Maceió, continuavam a caça, acompanhando os brigues e asescunas argentinas, de sorte que a 25 de Mayo pôde escapar, indo encalharsobre o banco de La Ciudad, onde foi protegida pelas suas canhoneiras epelos fugitivos que se foram aos poucos reunindo. Às 11h, Brown passouo seu pavilhão para o República, e Norton fez o sinal de levantar a caçae de reunir. Alguns dos navios inimigos foram encalhar no banco deCamarones. Tivemos neste combate seis mortos e 24 feridos, entre esteso capitão de fragata Grenfell e o primeiro-tenente Rafael de Carvalho,comandantes do Caboclo e do 29 de Agosto, e o segundo-tenente JamesTaylor, oficial da Niterói. A perda que os nossos adversários tiveram nopessoal não é bem conhecida. Sabe-se apenas que foi muito grande abordo da 25 de Mayo. O Correio Nacional, de Buenos Aires, disse no dia 1o de agosto: “[...] De acordo com os relatórios oficiosos, parece que nãoexcede 30 mortos e 70 feridos. O Mensagero Argentino (3 de agosto) e oBritish Packet (no 1, de 4 de agosto) reduziram a 48 os mortos e feridos;no entanto, um ano depois, este último (no 46, de 17 de junho de 1827)dava outro algarismo, 55 mortos e feridos. A fragata 25 de Mayo nuncamais pôde servir. Quando entrou nos Pozos, rebocada pelas canhoneiras,as únicas velas que tinha eram o traquete, o velacho e a rabeca.




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.