No mesmo dia que, por decreto de José Bonifácio, D. Pedro se dava como "regente do vasto Império do Brasil pelo consentimento e espontaneidade dos povos".
Declarando inimiga qualquer força armada que viesse de Portugal e, se não submetesse, haveria intimação de regressar imediatamente.
Foi divulgado o Manifesto aos povos do Brasil, assinado por dom Pedro e redigido por Gonçalves Ledo, documento onde se lê o seguinte trecho:
“Não se ouça entre nós outro grito que não seja ‘União!’ do Amazonas ao Prata, não retumbe outro eco que não seja ‘Independência!’ Formem todas as nossas províncias o feixe misterioso que nenhuma força pode quebrar.
Desapareçam de uma vez antigas preocupações, substituindo o amor do bem geral ao de qualquerprovíncia ou cidade.”
Dom Pedro I Data: 01/08/1822 Créditos/Fonte: Simplício Rodrigues de Sá Aos 24 anos de idade (**)((vr) ID: 6594
select * from fontes where report = 11520 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.