Parte da Bahia a armada de dom Fadrique de Toledo, que libertara do domínio holandês a capital do Brasil. Chega a Pernambuco no dia 21 e, quatro dias depois, segue para a Europa. 0 02/08/1625
Parte da Bahia a armada de dom Fadrique de Toledo, que libertara do domínio holandês a capital do Brasil. Chega a Pernambuco no dia 21 e, quatro dias depois, segue para a Europa.
Sinceramente esperamos, fervorosamente rezamos, para que este poderoso flagelo da guerra possa finalmente acabar. Mas se Deus quiser que ela continue até que toda a riqueza pilhada pelos escravos, 250 anos de labuta não retribuída afunde e até que cada gota de sangue derramada pelo chicote deva ser paga por outro golpe de espada, como foi dito três mil anos atrás e ainda precisa ser dito o julgamentos do senhor são justos e verdadeiros completamente.
Data: 11/04/1865 Fonte: Último discurso de Abraham Lincoln