'Uma nota manuscrita de Francisco Leitão Ferreira dá conta da experiência de um aeróstato - 08/08/1709 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1705
1706
1707
1708
1709
1710
1711
1712
1713
Registros (26)Cidades (24)Pessoas (20)Temas (31)


Uma nota manuscrita de Francisco Leitão Ferreira dá conta da experiência de um aeróstato
    8 de agosto de 1709, quinta-feira
    Atualizado em 25/02/2025 04:41:06

•  Fontes (2)
  
  






 Fontes (2)

 1° fonte/1938   

Efemérides Brasileiras, José Maria da Silva Paranhos Jr. (1845-1912)
Data: 1938

Uma nota manuscrita de Francisco Leitão Ferreira dá conta da experiência de um aeróstato, feita neste dia pelo padre Bartolomeu de Gusmão, natural de Santos:

“Fez a experiência em 8 de agosto desteano de 1709, no pátio da Casa da Índia, diante de sua majestade e de muita fidalguia, com um globo que subiu suavemente à altura da sala das embaixadas, e do mesmo modo desceu, elevado de certo material que ardia, e a que aplica o fogo o mesmo inventor. Esta experiência se fez dentro da sala das audiências.”

Devia ser, portanto, uma máquina muito pequena. Outros documentos, citados por Freire de Carvalho (Rev. do Inst., t. XII), tornam incontestável que o ensaio foi feito nesta data, muito antes das experiências dos irmãos Montgolfier (1783); no entanto, o segredo de Gusmão não ficou conhecido e, assim, o nosso compatriota só pode ser classificado entre os precursores da invenção. Antes dela, outros espíritos investigadores procuraram resolver o problema da navegação aérea. Basta citar o projeto de 1670 do jesuíta Lana e as experiências de aviação feitas antes e depois, sobretudo, as de Giovanni Battista Dante, no século XV.


 2° fonte/2022   

O Primeiro Cientista do Brasil, Pioneiro da Aerostação. Fonte: A Terra de Santa Cruz
Data: 2022

Em 1709 apresentou uma petição ao Rei D. João V de Portugal, a pedir favor real pela invenção de uma aeronave, na qual manifestou a maior confiança. O conteúdo desta petição foi preservado, juntamente com uma imagem e descrição de sua aeronave. Desenvolvendo as ideias de Francesco Lana de Terzi.




[28106] Efemérides Brasileiras, José Maria da Silva Paranhos Jr. (1845-1912)
01/01/1938

[29767] O Primeiro Cientista do Brasil, Pioneiro da Aerostação. Fonte: A Terra de Santa Cruz
08/08/2022


OII!

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.