Falece, em viagem para o Brasil, perto da costa ocidental da Nova Zelândia, o chefe de divisão James Norton
29 de agosto de 1835, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
1835 — Falece, em viagem para o Brasil, perto da costa ocidentalda Nova Zelândia, o chefe de divisão James Norton, nascido emNewark-upon-Trent, em 1789. Morreu com 46 anos apenas estedistinto marinheiro que tão bons serviços prestou ao Brasil desde1823. Na campanha de Pernambuco, em 1824, à frente de um corpode marinheiros, apoderou-se do Recife; na Guerra do rio da Prata(1826-1828), comandou a divisão naval que bloqueava BuenosAires, alcançou várias vitórias e assinalou-se em muitos combates,particularmente nos de 11 de abril e de 30 de julho de 1826, de 8 deabril e de 7 de dezembro de 1837 e de 16 de junho de 1828. Nesteúltimo, perdeu o braço direito e, no dia 17 de fevereiro do mesmo ano,foi levemente ferido. Norton destruiu então os melhores navios daesquadra argentina: a fragata 25 de Mayo, os brigues Independência,República e Congreso e o corsário General Brandzen. Era dignitárioda Ordem Imperial do Cruzeiro e pertencia a um ramo colateral dafamília de lorde Grantley.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.