Falece, em viagem para o Brasil, perto da costa ocidental da Nova Zelândia, o chefe de divisão James Norton
29 de agosto de 1835, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
1835 — Falece, em viagem para o Brasil, perto da costa ocidentalda Nova Zelândia, o chefe de divisão James Norton, nascido emNewark-upon-Trent, em 1789. Morreu com 46 anos apenas estedistinto marinheiro que tão bons serviços prestou ao Brasil desde1823. Na campanha de Pernambuco, em 1824, à frente de um corpode marinheiros, apoderou-se do Recife; na Guerra do rio da Prata(1826-1828), comandou a divisão naval que bloqueava BuenosAires, alcançou várias vitórias e assinalou-se em muitos combates,particularmente nos de 11 de abril e de 30 de julho de 1826, de 8 deabril e de 7 de dezembro de 1837 e de 16 de junho de 1828. Nesteúltimo, perdeu o braço direito e, no dia 17 de fevereiro do mesmo ano,foi levemente ferido. Norton destruiu então os melhores navios daesquadra argentina: a fragata 25 de Mayo, os brigues Independência,República e Congreso e o corsário General Brandzen. Era dignitárioda Ordem Imperial do Cruzeiro e pertencia a um ramo colateral dafamília de lorde Grantley.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.