3 de outubro de 1816, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
1816 — Combate de São Borja em que o tenente-coronel José deAbreu (depois marechal de campo e barão de Cerro Largo) derrotaa divisão do coronel Andrés Artigas.
Abreu tinha sido destacadodo Ibirapuitã pelo general Curado, para socorrer o general ChagasSantos, comandante do distrito das Missões Brasileiras.
Desde o dia21, Andrés Artigas sitiava este último general em São Borja, com doismil correntinos e guaranis; no dia 28, havia sofrido grande perda emum assalto que dera às nossas trincheiras. No dia 21, Abreu repeliu,na foz do Ibicuí, a divisão de Pantaleón Sotelo; no dia 27, derrotou umtroço de inimigos em Ituparaí; na manhã de 3 de outubro, apresentou-sediante de São Borja com 693 homens das três Armas rio-grandenses epaulistas, e duas peças. Andrés Artigas foi completamente desbaratado,perdendo 470 mortos e prisioneiros, as duas peças que tinha, toda abagagem e dois mil cavalos. Os inimigos fugiram, uns pelo Passo deSão Borja, outros na direção de Botuí. Em perseguição destes, marchouuma coluna de cavalaria, comandada pelo capitão Paula Prestes (ver 4 OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO564de outubro); contra os outros, o general Chagas expediu a artilharia, ainfantaria de São Paulo que viera com Abreu, e a de Santa Catarina queestava na vila. A artilharia, assestada na margem e dirigida pelo tenenteLuz, de São Paulo, afugentou a canhoneira de Justo Yedros e meteu apique outra carregada de fugitivos. Em menos de um mês, foram assimexpulsos os invasores do distrito das Missões.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.