'A expedição espanhola, dirigida pelo general Ceballos (102 navios), dá fundo na enseada de Canavieiras - 20/02/1777 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1773
1774
1775
1776
1777
1778
1779
1780
1781
Registros (33)Cidades (11)Pessoas (0)Temas (23)


A expedição espanhola, dirigida pelo general Ceballos (102 navios), dá fundo na enseada de Canavieiras
    20 de fevereiro de 1777, quinta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31


1777 — A expedição espanhola, dirigida pelo general Ceballos (102navios), dá fundo na enseada de Canavieiras, ilha de Santa Catarina (ver17 e 22 de fevereiro). A esquadra portuguesa do chefe Mac Douall já nãoavistava neste dia a inimiga. Reunidos em conselho os comandantes, sóum, José de Melo Brayner, votou para que se atacasse a espanhola, apesarda sua enorme superioridade de forças. Todos os outros declararam que, EFEMéRIDES BRASILEIRAS157“sendo as ordens de sua majestade contrárias ao ataque”, votavam paraque fossem receber novas ordens do vice-rei marquês do Lavradio. Deacordo com estes pareceres, seguiu a esquadra para o Rio de Janeiro. Aordem a que se referiam os comandantes consultados, transmitida pelovice-rei, dizia assim: “Sendo, porém, que as forças navais que aí temose poderemos ter hão de ser sempre muito inferiores às dos castelhanos,depois de aí chegar aquela sua numerosa expedição, é preciso que vossaexcelência previna desde logo ao chefe da esquadra de sua majestadeque deve evitar toda a ocasião de concorrer a mesma esquadra com aArmada castelhana, e muito mais o perigo de ser a primeira surpreendidana baía da ilha de Santa Catarina, onde não poderá evitar nem a surpresanem o combate com forças desiguais.” O seguinte trecho do ofício de 9de março, do chefe Mac Douall, é resposta a censuras que lhe faziam:“Na esquadra, desde o primeiro oficial até o último pajem, sempreestiveram todos prontíssimos para fazer a sua obrigação; no entanto,passa de toda a compreensão humana como três naus de 64 peças,uma das quais tão podre e incapaz que está em perigo de lhe cair acoberta ao porão com a sua mesma artilharia, e uma nau de 50 deviamintentar o atacar cinco naus castelhanas de 70 e naus de 64; nem comoquatro navios mercantes nossos muitos pequenos, armados em guerra,deviam intentar atacar 10 fragatas castelhanas (duas das quais vindas deMontevidéu) de 30 peças para cima cada uma, com brulotes de fogo...”A esquadra de Mac Douall saiu depois do Rio de Janeiro e cruzou nacosta de Santa Catarina, quando a ilha já estava ocupada pelo inimigo.Nesses cruzeiros, fez várias presas, entre as quais a setia Santana (deseis canhões) e a nau Santo-Agustin (de 70 canhões) (ver 20 de abril).Em um deles, deu-se, na noite de 17 de junho, por inadvertência, oataque da nau Prazeres (comandante J. de Melo Brayner) contra a Ajuda(comandante dom Francisco Xavier Teles) e o Santo Antônio (naviochefe). Reconhecendo-se, afinal, cessaram o combate, mas entre osmortos contava-se o comandante da nau Ajuda, parente e amigo íntimode Melo Brayner. Celestino Soares (Quadros navais, I, 64) procuroudescrever esta ação em um dos seus folhetins, mas enganou-se na data,nos nomes dos navios e dos comandantes e em muitas circunstâncias.






+1777
  Registros33
  Cidades11
  Pessoas0
  Temas23


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!