Tropas do general Madeira sitiavam o forte de São Pedro
20 de fevereiro de 1822, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
1822 — As tropas do general português Madeira sitiavamincompletamente, desde a véspera, o forte de São Pedro, em Salvador,ocupado pelo general Freitas Guimarães. Vendo este que a resistênciaseria inútil, ordenou aos seus oficiais e soldados que, pelo baluartemarítimo, se fossem evadindo para o interior. Na estrada de Brotas,o maior desses destacamentos, foi alcançado pelo 2o Batalhão daLegião Constitucional e dispersou-se depois de rápido tiroteio, ficandoprisioneiros oitenta e tantos. À noite, um tenente-coronel saiu do forte deSão Pedro, para tratar da rendição, já duas vezes intimada pelo generalMadeira. Quando, no dia seguinte, aí entraram as tropas portuguesas,só encontraram o general Freitas Guimarães, um tenente-coronel, doisoutros oficiais e alguns cadetes. A rivalidade que existia entre brasileirose portugueses, explorada em proveito próprio por Freitas Guimarães,produziu o conflito de 19 de fevereiro, em que ficaram vencedores oseuropeus. Em 25 de junho, começou na Cachoeira a reação contra aprepotência das tropas portuguesas.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.