| Combate de Carumbé, ou dos Serros de Santana | | 27 de outubro de 1816, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
, vencido pelo brigadeiro Joaquim de Oliveira Álvares sobre o general José Artigas, chefe da Confederação do Uruguai, formada das províncias Oriental, de Entre Rios e de Corrientes. Oliveira Álvares, destacado pelo tenentegeneral Curado para reconhecer o acampamento de Artigas, tinha sob o seu comando 760 homens e duas peças, estando assim composta a sua coluna: 311 homens de infantaria da legião de São Paulo (tenentecoronel Joaquim Mariano Galvão de Moura Lacerda), 409 homens de cavalaria do regimento de dragões (major Sebastião Barreto Pereira Pinto), do de milícias do Rio Pardo (major Francisco Barreto Pereira Pinto), da legião de São Paulo (capitães Antônio Simplício da Silva e José da Silva Brandão) e de guerrilhas (capitães João Pais, Alexandre Luís de Queirós, João Machado e alferes Jacinto Guedes de Oliveira), e 40 homens de artilharia a cavalo da legião de São Paulo (tenentes Bento OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO 606 José de Morais e Antonio Soares de Gusmão). Esta pequena coluna foi atacada por 1.600 homens, sendo 1.100 de cavalaria, dirigidos pelo coronel Andrés Latorre e pelos comandantes Baltasar Ojeda, Domingos Inácio Gatelli e Domingos Mandure, e 500 de infantaria, comandados pelo tenente-coronel Ramón Toríbio Fernandez. O inimigo foi completamente derrotado, perdendo 600 mortos e prisioneiros (dentre os primeiros, Ramón Fernandez; entre os segundos, Gatelli, sobrinho de Artigas, e três outros oficiais), dois estandartes, sete caixas de guerra, grande número de armas e de cavalos. A nossa perda foi de 29 mortos e 55 feridos (84 homens fora de combate). O general Artigas escapou graças à velocidade do seu cavalo e pernoitou em uma ilha do Arapeí, com 85 homens que o acompanharam, entre os quais Latorre e o frade Monterroro, seu secretário. Este foi o único combate que Artigas dirigiu em pessoa durante a guerra, só terminada em 1820.
OII!
 |
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!  |
|