Completou-se a capitulação do forte de São Luís do Maranhão, ficando La Ravardière entendido de que deveria entregá-lo “com toda a artilharia, munições e petrechos, sem por isso sua majestade ficar obrigado a lhe pagar nada de sua real fazenda” 0 03/11/1615
Completou-se a capitulação do forte de São Luís do Maranhão, ficando La Ravardière entendido de que deveria entregá-lo “com toda a artilharia, munições e petrechos, sem por isso sua majestade ficar obrigado a lhe pagar nada de sua real fazenda”
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
(ver 31 de outubro a 2 de novembro). À tarde, foi o forte entregue pelos franceses e ocupado pelas tropas de Alexandre de Moura, general da Armada, e pelas de Jerônimo de Albuquerque Maranhão.
Sinceramente esperamos, fervorosamente rezamos, para que este poderoso flagelo da guerra possa finalmente acabar. Mas se Deus quiser que ela continue até que toda a riqueza pilhada pelos escravos, 250 anos de labuta não retribuída afunde e até que cada gota de sangue derramada pelo chicote deva ser paga por outro golpe de espada, como foi dito três mil anos atrás e ainda precisa ser dito o julgamentos do senhor são justos e verdadeiros completamente.
Data: 11/04/1865 Fonte: Último discurso de Abraham Lincoln