'Entra na enseada de Superagui (Paranaguá) o navio espanhol que conduzia Hans Staden 0 24/11/1549 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1545
1546
1547
1548
1549
1550
1551
1552
1553
Registros (45)Cidades (14)Pessoas (43)Temas (77)


Entra na enseada de Superagui (Paranaguá) o navio espanhol que conduzia Hans Staden
    24 de novembro de 1549, quinta-feira
    Atualizado em 25/02/2025 04:41:07

•  Imagens (1)
  
  
  


fonte: Obras do Barão do Rio Branco "Efemérides"

1549 — Entra na enseada de Superagui (Paranaguá) o navio espanhol que conduzia Hans Staden, célebre pelos perigos que correu entre os nossos selvagens e pela curiosa relação que publicou das suasviagens ao Brasil.

No ano antecedente, esteve em Pernambuco (ver 28 dejaneiro de 1548). De Superagui passou o seu navio para a ilha de Santa Catarina, e, estando ali fundeado e prestes a partir, começou a fazerágua e foi a pique.

Hans Staden e seus companheiros viveram naquela ilha por espaço de dois anos. Em 1551, ele partiu em uma pequenaembarcação, que naufragou na costa de Itanhaém. Foi bem acolhido em São Vicente, e Brás Cubas confiou-lhe a defesa de um fortim levantado então na barra de Bertioga, sobre a ilha de Santo Amaro, em frente ao forte de Santiago, que ficava na terra firme.

O governador-geral Tomé de Sousa, visitando a capitania (1553), fez construir nesse mesmo lugar(ponta da Armação) o forte de São Filipe, do qual Staden ficou sendocomandante. Em dezembro, tendo-se este aventurado a sair só em buscade caça foi assaltado pelos Tamoio e levado prisioneiro. Em muitoscapítulos do seu livro, refere ele os transes por que passou durante oseu cativeiro. Foi então que conheceu o terrível Cunhambebe, falecidoentre os anos de 1554 e 1560, provavelmente pai do índio do mesmonome que Anchieta conheceu em 1563 (ver 14 de novembro). Em 31 deoutubro de 1554, Hans Staden conseguiu libertar-se, partindo do Rio deJaneiro a bordo de um navio francês.





Phillippa Ville
Data: 01/01/1667
Créditos/Fonte: Nicolas Sanson
(mapa


ID: 5527


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.