'Fidélis Pais derrota Quintana e segue pela estrada de Iguatemi 0 28/11/1869 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1865
1866
1867
1868
1869
1870
1871
1872
1873
Registros (122)Cidades (32)Pessoas (67)Temas (61)


Fidélis Pais derrota Quintana e segue pela estrada de Iguatemi
    28 de novembro de 1869, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


1869 — O coronel honorário Fidélis Pais da Silva derrota, no JejuíGuaçu, a guarda avançada do tenente-coronel Quintana, segue rapidamentepela estrada da vila de Iguatemi e ataca e toma a ponte de Jejuí-mi, OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO668apoderando-se de duas peças e pondo em fuga as forças daquele chefe (300homens). Um soldado do 11o de infantaria tomou uma bandeira inimiga. Asnossas tropas entraram em Iguatemi e avançaram até a fábrica de pólvorade Itanerã, onde no mesmo dia o coronel Pais da Silva conseguiu aindadestroçar um destacamento de cem homens. A fábrica foi então destruídapelo engenheiro Guilherme Carlos Lassance, que acompanhava a expedição.A nossa perda foi de dois mortos e 16 feridos. Foram libertadas muitasfamílias paraguaias e alguns prisioneiros, em número de 4.000 pessoas.No dia 25, o ditador Solano López tinha levantado o seu acampamentode Itanerã, seguindo para Panadero. Com a notícia do feliz resultado destaexpedição, o marechal conde d’Eu, que desde 17 de outubro tinha o seuquartel-general no Potrero Capivarí, marchou, no dia 2 de dezembro, como exército, para Curaguati, e fez desta vila o centro das operações, de 12 dedezembro a 7 de janeiro. O general Câmara (depois visconde de Pelotas)tinha saído de Concepción, no dia 25, com uma divisão das três Armas paraatacar o coronel Romero. No dia 26, terminou a passagem do Rio Ipané, emarchou para o sul. No dia 28, o inimigo já estava em retirada. O sol eraabrasador, e alguns dos nossos soldados caíram fulminados de apoplexia,outros extenuados, mas a perseguição continuou. Perto de Tacuara, ocapitão Cipriano Nelsis da Cunha, com meio esquadrão de cavalaria,debandou o esquadrão do major Montiel, ficando este oficial ferido eprisioneiro. Adiante, em Cajita Cuê, no esteiro de Piripucu, entre BelénCuê e Tacurupitá, os coronéis Bento Martins de Meneses e José Fernandesde Sousa Docca, à frente de 80 homens de cavalaria apenas, porque muitoscavalos afrouxaram com a marcha violenta deste dia, atacaram e puseramem fuga o 13o regimento, do major Bogado, composto de 268 praças. Nestechoque, perdeu o inimigo um estandarte e 47 mortos e prisioneiros. A nossacavalaria, que pertencia toda à Guarda Nacional rio-grandense, teve apenascinco homens feridos




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.