Inauguração dos trabalhos de construção da nova Casa da Moeda do Rio de Janeiro
2 de dezembro de 1858, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
Inauguração dos trabalhos de construção da nova Casa da Moedado Rio de Janeiro. Sousa Franco era o ministro da Fazenda. O créditopara as despesas foi pedido em 1853 ao Parlamento pelo ministroRodrigues Torres (visconde de Itaboraí). Em 1643, foram estabelecidasoficinas para contramarcar as patacas no Rio de Janeiro, na Bahia eno Maranhão; no entanto, a primeira Casa da Moeda que teve o Riode Janeiro (provisória) começou a trabalhar no dia 17 de março de1699 e encerrou-se no ano seguinte, passando para o Recife os seusoficiais, que já haviam estado na Bahia (1694-1698). Em Pernambuco,trabalharam até 1702 e, em 1703, tornaram ao Rio de Janeiro, onde ficoudefinitivamente assentada uma oficina monetária. De 1714 a 1830, aBahia teve um estabelecimento do mesmo gênero; Vila Rica, outro, quefuncionou de 1724 a 1735. Além dessas três casas para a cunhagem denumerário, houve casas de fundição de ouro em Vila Rica, em São Joãod’el-Rei, na vila do Príncipe (Serro Frio), em Sabará, no Mato Grossoe em Goiás. Foram abolidas pelo artigo 23 da lei de 24 de outubro de EFEMéRIDES BRASILEIRAS6771832. As moedas do tempo colonial, cunhadas nas oficinas monetáriasdo Brasil, trazem as marcas “R” (Rio), “B” (Bahia), “P” (Pernambuco),“M” (Minas), aparecendo essas letras repetidas e cantonada a Cruz deCristo (portanto, há quatro letras nas moedas que têm essa cruz). Depoisda Independência, enquanto esteve aberta a Casa da Moeda da Bahia,as marcas “R” e “B” subsistiram. Para a moeda de cobre, houve outrasmarcas; no entanto, seria longo enumerá-las. As mais antigas moedascunhadas no Brasil foram as obsidionais holandesas do Recife, de 1646(ouro) e de 1654 (prata).
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!