| Combate junto ao arroio de Pablo Páez, na Banda Oriental do Uruguai | | 4 de dezembro de 1816, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
1816 — Combate junto ao arroio de Pablo Páez (afluente do OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO682Taquarembó), na Banda Oriental do Uruguai, entre 200 brasileirose portugueses (uma companhia do batalhão do Rio Grande, algunsmilicianos e guerrilhas e um esquadrão português), comandados pelotenente-coronel Manuel Antônio Peçanha, e 800 orientais de cavalaria,dirigidos pelo coronel Fernando Otorgués. Peçanha fazia a vanguarda dacoluna do general Bernardo da Silveira, que marchava do Cerro Largopara Minas, e formava a direita do exército de invasão, comandado porLecór. No primeiro ímpeto, os inimigos conseguiram destroçar umaparte do esquadrão português, cujos soldados não estavam habituadosa montar cavalos novos; no entanto, afinal foram repelidos os gaúchose, aparecendo ao longe os exploradores da coluna principal, Otorguésretirou-se precipitadamente. A nossa perda foi de 13 brasileiros e 10portugueses mortos, 13 brasileiros e sete portugueses feridos (destesum oficial) e 12 portugueses extraviados, que se apresentaram depois.A perda do inimigo foi muito maior.
 |
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.
 |
|