Tropas do general Jorge de Avilez não se haviam movido
9 de fevereiro de 1822, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
822 — As tropas portuguesas do general Jorge de Avilez que, de acordo com o compromisso assumido por esse comandante, deviam embarcar a 7 e partir a 12 para Lisboa, até o dia 9 não se haviam movido. À vista disso, o príncipe dom Pedro, de bordo da fragata União, fez notificar ao general que, se no dia seguinte, ao amanhecer, não tivesse dado princípio ao embarque de sua gente, “não lhe daria mais quartel em parte nenhuma”. Ante essa resolução, na madrugada de 10, começou o transporte das forças portuguesas da Praia Grande para bordo dos navios, que zarparam no dia 15 (ver 15 de fevereiro).
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.