Morre na cidade do Rio de Janeiro o almirante reformado Rodrigo José Ferreira Lobo
16 de dezembro de 1843, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
1843 — Morre na cidade do Rio de Janeiro o almirante reformadoRodrigo José Ferreira Lobo, nascido em Portugal, mas brasileiro desdea Independência, à cuja causa, segundo Sena Pereira, prestou serviçosdistintos, até com sacrifício da sua pequena fortuna pessoal. Era vice-EFEMéRIDES BRASILEIRAS717almirante graduado desde 1819. Comandou a esquadra portuguesa doestreito de Gibraltar em 1809 e bateu-se com a de Argel nos dias 26de abril e 4 de maio. Respondeu ao Conselho de Guerra por não tercapturado os navios inimigos e foi absolvido. Em 1816, comandou aesquadra no rio da Prata e em 1817 a que bloqueou Pernambuco. De 28de maio de 1825 a 11 de maio do ano seguinte, esteve no comando daesquadra brasileira em operações no rio da Prata e dirigiu-a no combatede 9 de fevereiro de 1826 (ver essa data). Durante esse comando, obloqueio não pôde ser rigoroso porque Lobo não teve a sua disposiçãoos recursos que foram dados ao seu sucessor. Respondeu ao Conselhode Guerra e foi absolvido, como era de justiça que o fosse.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.