A coluna dogeneral Jacinto Machado Bittencourt defende as posições conquistadasna lomba de Acosta e repele todos os ataques do inimigo. O generalCaxias manteve-se a cavalo toda a noite de 21 para 22, percorrendoas linhas de fogo e, durante este dia, foi por vezes visitar a trincheiraocupada pelas tropas do general Bittencourt. O ditador López estavareduzido a quatro mil homens, emboscados nos capões de mato e nosarranchamentos da lomba de Itá Ibaté, de onde continuavam a responderao nosso fogo. Em Angustura, tinha ele mais de 1.900 homens,incluindo 1.170 dos derrotados no Piquiciri, mas estavam cercados evigiados por duas divisões de cavalaria e uma brigada de infantaria sobo comando do general João Manuel Mena Barreto. As forças aliadas doacampamento de Palmas, atravessando a linha do Piquiciri, reuniramse ao exército do marechal Caxias. Consistiam no exército argentino,então comandado pelo general Gelly y Obes (4.300 homens), na divisãodo general Enrique Castro, composta de 400 orientais, na brigada deinfantaria do coronel Paranhos e na de artilharia do coronel Mallet.
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*