'Falece no palácio de Alcântara o rei dom Pedro II, de Portugal 0 09/12/1706 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1702
1703
1704
1705
1706
1707
1708
1709
1710
Registros (8)Cidades (6)Pessoas (6)Temas (12)


Falece no palácio de Alcântara o rei dom Pedro II, de Portugal
    9 de dezembro de 1706, quinta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


1706 — Falece no palácio de Alcântara o rei dom Pedro II, de Portugal,nascido a 26 de abril de 1648. Governou, como regente do reino, de 22 denovembro de 1667 a 12 de setembro de 1683, e daí em diante com o títulode rei. Durante o seu governo, foi assinada a paz com a Espanha, ficandoreconhecida a independência de Portugal (1668); cresceu notavelmentea emigração portuguesa para o Brasil; povoou-se em grande parte onosso interior, com os descobrimentos de minas de ouro; deram-se osprimeiros conflitos com os franceses da Guiana; e foi fundada a Colôniado Sacramento, no rio da Prata. O rei dom Pedro II criou a primeira casada Moeda no Brasil, a princípio provisória, funcionando sucessivamente(1694-1703) na Bahia, no Rio de Janeiro e em Recife (ver 2 de dezembrode 1858), depois estabelecida definitivamente no Rio de Janeiro (1703).Nas Cortes de 1668, reunidas em Lisboa, o procurador do Estado do Brasilrequereu que “nos postos de milícias que vagassem nos ofícios de justiça efazenda, nas igrejas, conesias e dignidades”, fossem somente providos osmoradores do Brasil, “pois é justo [acrescentou] que, despendendo seuspais e seus avós as fazendas, derramando seu sangue, e perdendo muitosa vida, sejam os postos, cargos e honras do dito estado concebidos a estessujeitos, em quem concorrem as partes e qualidades necessárias”. DomPedro, então regente, respondeu: “Ao Conselho Ultramarino e à Mesade Consciência mandarei advertir o que me pedis que me parece justo”,e lançou mais este despacho: “Veja se na Mesa da Consciência e Ordensesta cópia de um capítulo, que, entre outros, me ofereceu em Cortes oprocurador do Estado do Brasil, para que, tendo-se notícia da resposta,que a margem dele lhe mandei dar, tenha lembrança a Mesa do que merepresenta aquele estado. Lisboa, 3 de agosto de 1668 (Rubrica).” Outracópia foi remetida ao Conselho Ultramarino. Este príncipe começou agovernar por um golpe de Estado, que depôs seu irmão dom Afonso VI,que o declarou incapaz de sustentar a posição de rei e de marido, e que OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO698lhe tomou o trono e a mulher. O infeliz prisioneiro dizia, em carta de12 de agosto de 1668, ao papa: “Que dois irmãos não cabiam em umsó império, não é novo, porque os primeiros que houve no mundo nãocouberam nele, quando este estava vazio; no entanto, que a mesmamulher esteja casada com ambos, sendo ambos vivos, é exemplo alheioda Igreja Católica, e nem Herodes o chegou a dar.”





Pedro II
Data: 01/01/1698
01/01/1698


ID: 1413


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.