à cidade da Bahia uma caravela, com a notícia da revolução portuguesa do 1o de dezembro, em que o duque de Bragança fora aclamado rei, com o nome de dom João IV. Faziam parte da guarnição da cidade um terço de espanhóis e outro de napolitanos, e, por isso, o vice-rei, marquês de Montalvão, procedeu com grandes cautelas, pondo incomunicável aquele navio, reunindo as tropas do país e as portuguesas, então comandadas pelo mestre de campo Joanne Mendes de Vasconcelos (por provisão régia de 10 de janeiro desse ano, fora nomeado mestre de campo general).
Estando seguro do apoio de todos os comandantes portugueses e das principais autoridades, fez no mesmo dia a aclamação do novo rei.
As tropas espanholas e napolitanas conservaram-se em seus quartéis, pedindo apenas transporte para a Europa, o que lhes foi concedido meses depois. A urca, que as conduzia, viu-se obrigada a arribar à Paraíba, e aí os holandeses conservaram prisioneiro o mestre de campo Heitor de la Calce e todos os oficiais.
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.