Assalto e tomada do reduto do rio Formoso, comandado pelo capitão Pedro de Albuquerque
7 de fevereiro de 1633, segunda-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
1633 — Assalto e tomada do reduto do rio Formoso, comandadopelo capitão Pedro de Albuquerque, com uma pequena guarnição de 20homens. Os holandeses, cerca de 500 homens comandados por Schkoppee guiados por Calabar, investem o reduto ao romper do dia e renovamo ataque mais três vezes. Dos 20 soldados que defendiam o forte, 19são mortos, escapando apenas um, chamado Jerônimo de Albuquerque,parente do comandante, mas gravemente ferido. Pedro de Albuquerque,atingido por uma chuçada e por uma bala de fuzil, não pode mais resistir.O reduto foi ocupado pelo inimigo, que prestou homenagem à bravurada guarnição brasileira, conduziu o capitão ao Recife e pensou-lhe asferidas; curado, foi mandado soltar nas Antilhas. Os holandeses tiveramnos quatro assaltos ao reduto do Rio Formoso 80 mortos.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.