Falecimento de Isabel I de Castela em Medina del Campo, Espanha
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
Fernando e Isabel foram os primeiros reis da Espanha. Conhecidos como Reis Católicos, expulsaram do país os muçulmanos (adeptos do islamismo).
Também financiaram as explorações de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo.
Castela e Aragão
Isabel nasceu em 22 de abril de 1451. Fernando, em 10 de março de 1452. Na época, ainda não existia um país chamado Espanha. O território espanhol era dividido em vários reinos.
O pai de Isabel era rei de Castela, localizado na região central. O pai de Fernando era rei de Aragão, no nordeste da Espanha atual. Em 1469, Fernando e Isabel se casaram.
Isabel herdou o trono de Castela em 1474. Seus direitos foram contestados pelo rei Afonso V de Portugal.
Após uma guerra que durou até 1479, Isabel foi reconhecida como rainha. No mesmo ano, Fernando se tornou rei de Aragão. Unidos, os dois reinos deram início à formação da Espanha.
O reinado
Fernando e Isabel tornaram o catolicismo a única religião permitida no país. O islamismo e o judaísmo foram proibidos. Em 1478, foi criado um tribunal que tratava com rigor os não católicos.
Esse tribunal religioso era a Inquisição espanhola. Em 1492, os judeus que não se converteram ao catolicismo foram forçados a deixar a Espanha.
Fernando e Isabel também expulsaram os muçulmanos. Desde o século VIII, grande parte da península Ibérica era dominada pelos mouros muçulmanos vindos do norte da África.
Ao longo dos séculos, os católicos pouco a pouco foram reconquistando as terras ocupadas. Em 1482, Fernando e Isabel declararam guerra ao reino de Granada, último reduto da Espanha em poder dos mouros. A vitória final ocorreu 1492. Consolidava-se assim unificação da Espanha como um país cristão.
No final de 1492, Fernando e Isabel forneceram recursos a Cristóvão Colombo para a realização da primeira viagem à América.
Os locais em que Colombo desembarcou se tornaram colônias da Espanha. Isabel morreu em 26 de novembro de 1504. Fernando, em 23 de janeiro de 1516.
select * from fontes where report = 13019 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.