Carta Régia nomeando governador para a Capitania de São Paulo, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o 4.º Morgado de Mateus, de 43 anos
17 de janeiro de 1765, quinta-feira Atualizado em 25/02/2025 04:41:44
• Fontes (1)
•
•
•
A Guerra no Sul e o temor de um alaque generalizado, capaz de perder o Sudoeste e a cidade do Rio de Janeiro, detenminaram a restauração da Capitania de São Paulo (1765) e a nomeação de D. luis Amônia de Souza Botelho Mourão, Morgado de Mateus, para o cargo de seu Capitão General. Este se tornou o responsável pelos novos destinos daterra paulista e pela operação estratégica desastrosa, denominada "Divertimento para o Oeste", de que veio a resultar a fundação da fortaleza e colônia militar de Yguatemi na fronteira paraguaia. Justificada comorecurso táUco para distrair os castelhanos das suas investidas no Rio Grande do Sul de São Pedro e dos Santos Mártires, tomou-se objeto de fracasso mililar e razão de tragédia para a sociedade paulista.
[27704] A Secretaria de Estado do Ultramar e Diogo de Mendonça Corte Real. Inflexões na administração central do Império Português (1750-1756), 2017. Mario Francisco Simões Junior. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de História. Programa de Pós-graduação em História Econômica 01/01/2017
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.