Martim Francksco Ribeiro de Andrade visitiou Curitiba na qualidade de inspetor de Minas e Matas
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
No início do século XIX, Martim Francisco Ribeiro de Andrada, em sua viagempara estudo dos minerais entre São Paulo e Sorocaba, segue margeando o Tietê eanota impressões do rio:
"Desci o Tietê, em cujas margens fica esta vila [Pirapora], com já disse, e aívi a pequena ilha de Itapeva, que divide o rio em dois braços; desde estelugar principiam cachoeiras transitáveis, rochas imensas, que se estendematé perto do Barueri, e dificultam a navegação; se estes obstáculos foremamiudados de Itu para cá, como me asseguram, não haverá outro remédiosenão transportar o ferro de Sorocaba por terra até a mencionada aldeia, edaí embarcá-lo no Tietê, rio dos Pinheiros, Rio-grande, Rio-pequeno, etc. (Tietê ontem e hoje: preservação ou mudança toponímica e a legislação do ato de nomear. Uma proposta de Lei, 2008. Ideli Raimudo Di Tizio. Página 54) [0]
select * from fontes where report = 14279 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.