Associação Japonesa de Sorocaba (Nihonjin-kai de Sorocaba) trocou novamente de nome, passando a denominar-se de União Cultural Nipo Brasileira de Sorocaba (Nippaku Bunka Kyokai de Sorocaba) 0 01/02/1959
Associação Japonesa de Sorocaba (Nihonjin-kai de Sorocaba) trocou novamente de nome, passando a denominar-se de União Cultural Nipo Brasileira de Sorocaba (Nippaku Bunka Kyokai de Sorocaba)
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Em razão deste processo de legalização, devemos voltar um pouco no tempo para falar da associação de nisseis (filhos de imigrantes japoneses). Paralelamente à existência de associações japonesas, geralmente composta de sócios isseis (nascidos no Japão), foi fundada em Sorocaba, no final de 1959, uma associação composta exclusivamente de nisseis jovens (filhos de isseis, geralmente solteiros, conhecidos como "seinen"). A materialização desta associação foi conseguida graças à liderança de alguns seinen, entre eles Yoshitomi Miyamoto, Paulo Massayoshi Mitsuoka, e Jorge Yamashita. Esta associação foi fundada com o nome de União Cultural e Esportiva dos Nisseis de Sorocaba, sob a sigla de Ucens, com objetivo de realizar programas mais voltados aos interesses dos jovens. As atividades realizadas pela associação eram encontros sociais, como bailes, sessões de cinema, festas de aniversário, passeios recreativos, entre outras atividades. Representando Sorocaba, participava, também, das atividades esportivas organizadas pela Sudoeste, órgão que congregava associações nipo- brasileiras das cidades da região Sudoeste do Estado de São Paulo, beisebol, tênis de mesa, vôlei, concurso de canto (nododimam), oratória, por exemplo.A participação desses jovens nisseis, chamados de seinen na fundação da Ucens, foi importante. Foi o momento em que houve a união de esforços entre isseis e nisseis, dirigidos para criar uma associação reconhecida legalmente.
select * from fontes where report = 14365 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.