Theodoro Mendes obteve permissão para o traslado dos restos mortais de Varnhagen
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Passados cem anos de sua morte, em 1978, o então prefeito de Sorocaba, Theodoro Mendes, juntamente com outros interessados em robustecer a nossa “memória” sorocabana, dentre os quais se destaca personalidades ligadas à Maçonaria, obteve permissão para o traslado dos restos mortais de Varnhagen para que os mesmos fossem sepultados numa herma, ou seja, num monumento-túmulo chantado numa rotatória em frente ao prédio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba (hoje Uniso).
Revestida de toda a solenidade, o monumento-túmulo foi inaugurado naqueles idos de 1978. É importante ressaltar que tanto cá no Brasil, quanto lá no Chile, nessa época, vivia-se uma ditadura militar.
A tratativa para o traslado dos restos mortais, portanto, necessitou a movimentação de uma rede de relações que possibilitassem o diálogo com governos não acostumados a isso.
select * from fontes where report = 14463 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.