25 de dezembro de 1887, domingo Atualizado em 25/02/2025 04:40:32
• Imagens (2)
• Fontes (1)
•
•
•
A abolição em Sorocaba foi festejada na noite de 13 de maio, mas na realidade a redenção dos cativos locais, os último, efetuara-se a 25 de dezembro de 1887 e a 6 de janeiro seguinte, em duas famosas reuniões na Câmara Municipal.£Os últimos senhores deram a liberdade aos seus escravos.£É verdade que muitos, sob a condição de os redimidos ficarem na casa dêles por um ano (e não foram 5 meses!).£Em 1887 Sorocaba havia tomado parte no movimento de Antônio Bento, protegendo escravos fugidos, devendo salientar-se Jorge Oetterer que dava passagens aos miseráveis, telegrafando aos caifases que os esperassem na estação em Sã.£
No dia 14, o jornal de Maneco Januário informa: No passeio queanteontem deu, a Comissão Emancipadora, conseguiu 160 liberdades,sendo 14 incondicionais, e o restante, com a cláusula de serviço por umano. Hoje continua ela a sua gloriosa tarefa”.No dia de 27 de dezembro de 1887, a manchete proclama: SorocabaRedimida. A notícia esclarece que no domingo, dia 25, haviam se reunido,no prédio da Câmara Municipal, muitos senhores de escravos convocadospela Comissão Emancipadora.Aclamado presidente da assembléia, o Dr. Ferreira Braga informou quehaviam sido obtidas 460 cartas de liberdade, e que a Comissão seencarregaria de passá-las, designando o dia 1º. de janeiro para a entregasolene aos libertos. Designou o dia 6 do mês entrante para nova reunião,agora com os lavradores, a fim de libertar-se todo o município.A decisão aqui tomada teve grande repercussão na Província de São Paulo,gerando iniciativas semelhantes em outras cidades. Há quem não a valorizealegando que a ela colocava para os escravos a condição de servirem seussenhores por um ano mais. A Lei Áurea, que veio logo a seguir, concedeu alibertação imediata.Os críticos não levam em conta que um dos argumentos contra a abolição,utilizado durante décadas pelos escravocratas, era o risco dedesorganização da atividade agrícola que ela trazia consigo. O serviçocondicional foi a forma que os abolicionistas de Sorocaba encontraram paradesarmar, sem atritos, aquele fator de resistência. ((Sorocaba. Uma HistóriaIlustrada 350 anos . A trajetória silenciosa dos escravos e a abolição emSorocaba. Fascículo 14 p.222, 04) .Observa-se que a maçonaria em S
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!