Como retratado no filme "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)", Francisco de Orellana foi um explorador, conquistador e corregedor espanhol na época da colonização hispânica na América.
Participou da conquista do Império Inca e, posteriormente, da descoberta do Rio Amazonas. Foi nomeado governador em várias cidades, também foi considerado um dos mais ricos conquistadores de sua época.
Em 1535, participou da pacificação e fundação de Portoviejo, onde ocupou os cargos de terceiro tenente, prefeito comum e vice-governador. Em 1537 refundou a cidade de Guayaquil, realojada por diferentes colonos espanhóis.
No ano seguinte, recebeu o título de vice-governador de Guayaquil. Depois de terminar a reconstrução da cidade, partiu para Quito e, juntamente com Gonzalo Pizarro, organizou uma expedição que terminaria com a descoberta do grande rio.
Depois de sobreviver à viagem pelo rio, partiu de volta à Espanha onde foi acusado de traição por acusações de Pizarro. Após ser absolvido organizou outra expedição, mas não obteve sucessos.
Por esta razão, se dedicou à pirataria e voltou para o rio Amazonas, onde juntamente com a maioria de sua tripulação, morreu sem uma localização específica ao longo da foz do rio.
Expedição de Francisco de Orellana* Data: 01/01/1542 Créditos/Fonte: Wikicommons / Domínio público Construção de um pequeno bergantim, o "San Pedro", para ser usado na busca por comida
ID: 3032
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal Data: 21/05/2008 Créditos/Fonte: Limão Mecânico Estréia no Brasil: 21 de Maio de 2008(.271.
[3043] Heróis Indígena do Brasil. Memórias sinceras de uma raça. Autor: Geraldo Gustavo de Almeida 01/01/1988 [4363] O sertão primordial e o grande confronto. Por Gustavo Maia Gomes, economista, em inteligencia.insightnet.com.br (data da consulta) 17/05/2024
Alguns erros você sabe que são erros no momento em que você comete. E alguns erros nem são realmente erros quando você os comete. Eles só se tornam erros porque o mundo em que você vive mudou e de repente ele se torna o maior erro que você cometeu na sua vida.
Carsten Schlüter, sobre Juri Müller ter confiado no Google Data: Fonte: *Batalha bilionária