'Iluminação elétrica da cidade ocorreu pela primeira vez durante a festa do Divino - 01/09/1895 Wildcard SSL Certificates
1891
1892
1893
1894
1895
1896
1897
1898
1899
Registros ()Cidades (64)Pessoas (61)Temas (115)


Iluminação elétrica da cidade ocorreu pela primeira vez durante a festa do Divino
    1 de setembro de 1895, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


A concessão de luz e força elétrica é de 1895. O material foi adquirido naInglaterra e a usina possuía um motor à lenha e um gerador. A iluminação elétrica dacidade ocorreu pela primeira vez em setembro do mesmo ano, durante a festa doDivino.A história da energia elétrica em Sorocaba começa em 1895, quando é concedido aos irmãos João e Vicente Lacerda "o privilégio de luz e força" na cidade, segundo registrou Aluísio de Almeida no livro "Sorocaba, 3 séculos de história". Eles montaram, com materiais da Inglaterra, uma usina a vapor, com motor a lenha e gerador, num barracão no quintal do sobrado onde moravam, no Largo do Rosário. Porém, eles só iluminaram a cidade em setembro de 1900. Mas o serviço era ruim, o contrato foi considerado "caduco" e todo o material foi tomado pela Câmara Municipal.





OII!

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.