Carta náutica das ilhas novamente descoberta na região da índia
19 de novembro de 1502, quarta-feira Atualizado em 24/04/2025 17:20:16
• Imagens (1)
• Fontes (2)
•
•
•
Os primeiros mapas conhecidos em que territórios do Brasil aparecem foram publicados a partir de 1502, considerando a expedição de Gonçalo Coelho, em que Américo Vespúcio participou. Os textos de Vespúcio descreviam as terras que ele denominou de Novo Mundo e foram um sucesso na Europa.Talvez Vespúcio tenha sido o primeiro a afirmar que as novas terras, descobertas por Colombo e Cabral, não eram mesmo as Índias. O cartógrafo alemão Martin Waldseemüller, entusiasmado com a riqueza das cartas de Vespúcio, batizou parte da atual América do Sul com seu nome.Grande parte dos primeiros mapas conhecidos da América Lusitana são, na verdade, produtos secundários. Os mapas detalhados, usados pelos portugueses, eram constantemente atualizados nas cartas padrões dEl-Rei, guardadas nos Armazéns da Casa da Mina e Índia, mas não chegaram até nós. [0]
Em Portugal, aliás, essa identificação produziu-se desde logo, como diz o autor daquella grande obra, e o planisfé- rio feito por encommenda do Embaixador Cantino, desti- nado ao Duque de Ferrara, em 1502, reduz a façanha de Colombo apenas ao redescobrimento das Antilhas, facto esse identificado devidamente por Vespucio, a quem pare- cem caber os méritòs cosmographicos daquella carta de Can- tino, com as seguintes palavras: "Venimus ad Antigliae insulam, quam paucis ab annis Christophorus Colombus discooperuit".
A Academia Real das Sciencias de Lisboa, na Collec- ção de Noticias para a Historia e Geographia das Nações Ultramarinas", obra publicada debaixo de seu privilégio, of- ficialisou o facto do baptismo vespuciano das terras do Bra- sil, publicando no Tomo 2-N.° 4, da mesma, as duas cartas referidas, especificando, na introducção ao referido N.° 4 — "que Vespucio, logo que se recolheo á Lisboa, entregou todos os seus livros e papéis a El-Rei D. Manoel, que os quiz ver e examinar", como também observou o Visconde de São Leopoldo em sua preciosa óbra, os "Annaes da Província de São Pedro" — 2. a edição — 1839 — Pags. 2 e 3. Nem pode haver mais duvida quanto a isso, porquê, naquelle mesmo anno de 1502, e em consequência da viagem do cos- mógrapho florentino, appareceram na Europa, a carta geo- graphica de Canerio, a de Cantino, cópia da daquelle, con- tendo todas as denominações da outra, menos Sào Vicente a 24° que a de Canerio incluirá; e as de Kunstmann, X°s. II e III, no anno seguinte, de 1503.Até aquelle anno de 1502, GOHAYO fôra o único nóme da actual ilha santista, como SÃO VICENTE foi o seu nóme official desde aquelle anno até hoje, não passando de confusão tudo mais que se agitou ou propalou a este respeito.GUAIANÃ ou GUAIANAZ não foi a denominação de uma tribo isolada, mas a determinação dos elementos de uma mesma raça tri-partida, situados ao reentro de uma região cujos extremos eram ocupados pelos outros elementos, que, pelo visto precisavam delia para designa-los, tirando-a então do próprio nóme principal da região que eles ocupavam — GOHAYÓ. ["Historia De Santos" Francisco Martins dos Santos (12/1936)]
Monarca centralizador, refez as ordenações do reino e fê-las imprimir para que a legislação se tornasse acessível a todos. Durante o seu reinado, promoveu a reforma dos forais, procurando assim uma actualização das velhas práticas comunais, o que foi conseguido depois de 25 anos de trabalhos. Na Europa, a opinião pública espantou-se mais com a constatação de que existia um Novo Mundo – o continente americano, nunca antes imaginado por ninguém, do que com as descrições das terras de África ou da Ásia, mas as novidades trazidas pelos portugueses dos quatro cantos do mundo também eram difundidas por essa invenção renascentista que era o livro impresso, e os cartógrafos buscavam avidamente as informações que eram guardadas em Lisboa. O planisfério mais antigo que se conhece, e que contém o primeiro vislumbre da silhueta do oceano Atlântico e das terras do Novo Mundo é o mapa dito de Cantino e foi concluído no Outono de 1502. [National Geographic (02/06/2020)]
[29443] Mapa dito de Cantino 1502, Tratado de Tordesilhas 1494 e Verdadeiras Antilhas, afmata-tropicalia.blogspot.com 09/03/2010 [5414] Os mapas que mostram como território do Brasil mudou até assumir a forma atual, Edison Veiga e Caroline Souza, de Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil e da Equipe de Jornalismo Visual da BBC News Brasil 22/04/2025
"Planisfério de Cantino" Data: 01/01/1502 Créditos/Fonte: Biblioteca Estense, Modena, Itália Um dos primeiros mapas ainda existentes mostrando o território do Brasil. A linha do Tratado de Tordesilhas também está representada
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!