Wildcard SSL Certificates
www.brasilbook.com.br
   >               



lentemp:4-3-108

1963, há 63 anos...
    Registros  (88)
    Imagens  (108)
    Pessoas  (40)
  Temas   (85)
Direto ao ano:
..  


Paulo Pence Pereira comunicou aos colegas maçons a aquisição da editora
4 de março de 1963, segunda-feira ver ano
  
  
  
0 fontes

CAMINHO: mp3/17547.mp3

Aleixo foi um dos instituidores da Fundação Ubaldino do Amaral, em 1963, 21 maçons da Loja Perseverança III de Sorocaba, adquiriram as ações da Editora Cruzeiro do Sul S/A,Criada para difundir a filantropia em várias frentes, a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, completa hoje 49 anos. A história da instituição remonta a 31 de julho de 1964, quando integrantes da Loja Maçônica Perseverança III decidiram adquirir a Editora Cruzeiro do Sul S/A., pertencente a Hélio da Silva Freitas, também membro da loja. Ele deu conta aos companheiros da intenção de sua família de transferir o controle acionário do matutino, fundado em 1903.

O jornal era administrado pelos Freitas desde 1940, quando foi comprado por Orlando da Silva Freitas, falecido em 1954. Foi na sessão de 4 de março de 1963 da PIII, que o então venerável Paulo Pence Pereira comunicou aos colegas da aquisição da editora. Na mesma oportunidade, convidou aqueles que assim desejassem a avalizar os títulos de garantia e, assim, a contribuir com uma quantia mensal. A oferta foi aceita por 21 maçons, que se tornariam instituidores da FUA.

Único do grupo ainda vivo, o empresário Laelso Rodrigues, atualmente presidente da diretoria-executiva da instituição, conta que a escolha do nome do patrono recaiu sobre o jurista Ubaldino do Amaral Fontoura, por sugestão do historiador Aluísio de Almeida. Ele que foi um dos fundadores da Loja Maçônica Perseverança III, nasceu em Lapa, no Paraná e atuou como jornalista em Sorocaba. Logo depois, se mudaria para São Paulo e Rio de Janeiro. Advogou e teve destaca atuação política, chegando a intendente (prefeito), e senador. Encerrou sua trajetória como ministro do Supremo Tribunal Federal.

Também hoje comemoram mais um ano de existência a própria Loja Maçônica Perseverança III, que tem como presidente José Feliciano Delfino Filho, e comemora 144 anos; a Fundação Educacional Politécnica, que chega aos 3 anos, mantém o Colégio Politécnico e é presidida por Tiberany Ferraz dos Santos, e a Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da Rádio Cruzeiro FM (92,3 MHz), que tem na presidência Alexandre Issa Latuf e completa 18 anos.Laelso Rodrigues lembra que a FUA sempre priorizou as demandas sociais. "Atendemos muitas entidades e, com isso, alcançamos o estágio de inserção que buscávamos. Temos orgulho de manter obras assistenciais e apoiar aos mais necessitados. A Fundação, porém, atua em outras frentes. Desde sempre encampamos a missão de buscar, permanentemente, a verdade, ao aperfeiçoamento moral, intelectual e social, além da prática de assistência social, cultural, educacional e profissional. Temos como pilares, ainda, a assistência, qualidade, comunicação clara e eficaz, profissionalismo, ética, respeito ao meio ambiente, comprometimento com a educação e valorização de nossos recursos humanos".





ANO:88

TOPO
Registros, eventos, publicações  ()
  Acervo Brasilbook    Hoje na História    Rede Social
Álbum
  Obter I.D.    Fazer login    Comunidade, membros
Comentários
Todos
Registrar
Todos | Registrar
Categorias, temas, tópicos   (1478)
Imagens   (14157)

Comunidade


  História  (33054)
  Cidades  (713)
   Imagens  (14157)
  Pessoas  (10468)
  Temas  (1478)




TEstando

Criado por Adriano César Koboyama
Colaboradores
Contato
Falar c/ administrador
Funçôes exclusivas
Mapa do site
O que é História?
O que é o Brasilbook
Objetivos
ryt ty
Vantagens