Greve no Votorantim: um mestre de secção é ferido a tiros de revolver
26 de janeiro de 1918, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
No mês de janeiro de 1918, o jornal Cruzeiro do Sul traz com destaque a notícia: “Greve no Votorantim: um mestre de secção é ferido a tiros de revolver”.
Inicialmente o jornal narrava o fato de que um contra-mestre da fábrica Votorantim desentendera-secom alguns operários e estes passaram a agredí-lo com pedaços de ferros, culminando com um tiro de revólver partindo dos operários, ferindo-lhe a perna.
Como de outras vezes, foi solicitado reforço policial da capital e efetuada várias prisões de operários envolvidos. De início, cerca de 800 operários em solidariedade aos companheiros sedeclararam em greve. No dia seguinte, a paralisação já atingira todas as secções da fábrica.
Após a apuração do ocorrido ficou constatado que o incidente que dera origem agreve foi insignificante, mas seus desdobramentos é que levaram ao agravamento dasituação. Tudo começou quando a operária, Rosa Barberini, chegara de madrugadapara trabalhar toda molhada devido a forte chuva que caía. Solicitou então ao mestrePedro Fornoni que lhe desse um passe para que pudesse voltar para casa e trocar de roupa.
Este deu o passe à operária, mas segundo o jornal “por motivo não justificado”Rosa discutiu com o mestre. É provável que o mestre tenha lhe faltado com respeito,algo comum naquele tempo, já que a moça tinha a roupa muito molhada. Nesse ponto,João Barberini, irmão de Rosa, interveio asperamente na discussão em favor da irmã.Pedro Fornoni levou o incidente ao conhecimento do gerente da fábrica, que resolveucomo medida de ordem transferir Rosa para outra secção. Ao retornar do almoço, Rosativera conhecimento da transferência e não aceitando, despediu-se do serviço. O irmãoda jovem resolveu tirar satisfações com o mestre e o fez acompanhado por um grupode cerca de 20 operários armados de pedaços de ferro. O mestre, na intenção deamedrontar o grupo, tira um revólver que trazia no bolso da calça, que acidentalmentedispara e atinge-o na perna direita.Entre os aggressores figuravam os operários Joaquim Gonçalves, JoséOrlando, Miguel Salfar e João Barberini. Os demais evadiram-se.Ficou apurado, no inquérito que desde há diversos dias a directoria da fabricatem notado um movimento pouco commum, tendo os operários realisadoreuniões secretas com o fim de declarar uma greve geral.De accordo com a autoridade de Sorocaba a Directoria da “Votorantim” vaedispensar o elemento perturbador da ordem.O inquérito que é volumoso, vem acompanhado de varias photographias tiradasna fabrica no
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!