Início do projeto de fundação da Irmandade da Misericórdia e da construção de um hospital
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (2)
•
•
•
A ideia da Fundação da Irmandade da Misericórdia de Sorocaba e o hospital foi obra do português Francisco José de Souza, que vindo do Porto, em Sorocaba se casou com Maria Floriana de Madureira, filha do Capitão mor da cidade, Cláudio de Madureira Calheiros.
Francisco José de Souza trabalhou em Portugal na Santa Casa de Misericórdia e vendo em Sorocaba a precariedade e a falta de cuidados para com os doentes da vila fez contato com o Capitão Geral da Província de São Paulo (hoje equivalente a governador), Antonio José de França Horta, para, através da Irmandade da Misericórdia, construir uma Santa Casa.
O dito Capitão não só autorizou como enviou à Câmara de Sorocaba, uma carta comunicando sua aprovação, bem como solicitando o apoio, através do exemplo generoso dos Srs. Representantes do povo, exortando os demais “moradores distintos e abonados”.
Em 29 de julho de 1803, deu-se início ao projeto de fundação da Irmandade da Misericórdia e da construção de um hospital.
O objetivo principal das Irmandades da Misericórdia era praticar a misericórdia, sob a proteção de Nossa Senhora das Misericórdias, invocação usada desde 1320 na Itália, para nomear uma irmandade em Florença, cujo objetivo era enterrar os mortos estrangeiros que ficavam nas ruas e não tinham quem os enterrasse.
As Santas Casas tinham a finalidade de curar os pobres enfermos e os miseráveis.
Em 29 de setembro de 1803 foi iniciada a arrecadação, tendo o livro sido aberto com a doação do próprio Capitão Geral, no valor de 20$000 (vinte contos de reis), e em seguida com a doação o de Francisco José de Souza de 200$000 (duzentos contos de reis), assumindo vários outros compromissos anuais até que o hospital fosse autossuficiente.
Muitas famílias importantes da comunidade, cujos descendentes ainda moram em Sorocaba nos dias atuais, também ajudaram financeiramente na obra.
Foi adquirido um terreno no final da rua em frente à Igreja de Santo Antônio (nada tem a ver com a atual Igreja de Santo Antônio, na Árvore Grande), e que passou a denominar-se “Rua do Hospital”, hoje rua Álvaro Soares, esquina com a “Rua do Comércio”, atualmente rua Souza Pereira. Essa Igreja também passou a ser tratada como Igreja da Misericórdia, pois era lá que a Irmandade se reunia. E em outubro de 1804, foi colocada a pedra fundamental.
select * from fontes where report = 17656 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.