Gavião do Diabo? Anti-Cristo? Mensageiro do fim do mundo? Castigo de João de Camargo? Avião assustou Sorocabanos
6 de agosto de 1920, sexta-feira Atualizado em 04/07/2025 02:08:52
• Imagens (2)
•
•
•
Em agosto de 1920, o tenente aviador americano Orton Hoover em companhia do jornalista João A. de Camargo, do Jornal do Comércio de São Paulo, em seu "Curtiss" 90HP, partiu de São Paulo ás 9 horas da manhã, rumo á Itapetininga, onde aterrou ás 10 horas e 40 minutos, vencendo, pois em uma hora e 40 minutos uma distância de 230 quilômetros.
O Jornal menciona um ocorrido em Sorocaba, que classificou como "grotesco e incrível", e que merecia as atenções da Liga Brasileira contra o analfabestismo.
"Hoje, ás 10 horas em ponto, começou a voar sobre a cidade, com destino a Itapetininga, onde vai abrilhantar as grandes festas populares que ali se estão realizando, o arrjado aviador Orton Hoover, durando sua passagem na travessia do nosso município, apenas três minutos, sendo á sua passagem bastante aplaudida pelo povo desta cidade.
O aeroplano de Hoover causou, como era de esperar, grande espetufação entre a população dos sitios retirados da cidade, correndo entre os caipiras várias versões.
Diziam uns que aquilo era o anti-Cristo, que vinha chegando; outros, o enviado celeste para avisar o fim do mundo; outros, ainda que um castigo vindo pela proibição da saída da procissão de João de Camargo, conhecido curandeiro da Estrada da Água Vermelha, a realizar-se ontem e que as terras por sobre as quais ele passasse jamais produziriam o que quer que fosse.
Férteis como são na criação de tais lendas, ficaram, como se vê, imensamente alarmados os matutos dos sítios longínquos da cidade com a aparição do "gavião do diabo", como foi pelos mesmos apelidado, o aparelho do aviador americano.
Fatos como esses se passam em São Paulo, a terra civilizada por excelência...
Mais um pouso Data: 06/08/1920 Créditos/Fonte: Sport Ilustrado/RJ (aeroporto) (jcb) (£) (cx) (av)
ID: 9911
João de Camargo Barros Data: 01/01/1933 Créditos/Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul Foto colorida digitalmente (£)
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!