'10 - -25/03/1964

Seis dias antes da intervenção militar, Sorocaba tem comícios com discursos antagônicos

' /> Wildcard SSL Certificates

Seis dias antes da intervenção militar, Sorocaba tem comícios com discursos antagônicos

AtualizadosFrequentes

save:

Seis dias antes da intervenção militar, Sorocaba tem comícios com discursos antagônicos


MAR.
25
HOJE NA;HISTóRIA
66
25 de março de 1964, quarta-feira
13/02/2025 06:42:31
•  Imagens (1)
  


Dois comícios com objetivos antagônicos agitaram a região central de Sorocaba na noite de 25 de março de 1964 — seis dias antes da "intervenção" militar.

O largo do Mercado Municipal recebeu líderes sindicais, políticos e estudantes para dar apoio às reformas de base sugeridas pelo então presidente João Goulart.

Já em frente ao Mosteiro de São Bento ocorreu a Marcha da família com Deus pela liberdade, organizada para combater a ameaça comunista e defender o regime democrático.

Ambas as mobilizações foram organizadas após o comício de Goulart feito na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, em 13 de março do mesmo ano. O discurso praticamente selou a ligação do presidente tanto com a esquerda quanto com os movimentos sindicais.

No mesmo dia do evento, Goulart havia assinado dois decretos. Um deles dava poderes para a Superintendência de Política Agrária (Supra) e desapropriava terras em uma faixa de dez quilômetros às margens de ferrovias, rodovias e açudes.

O outro transformava o governo no controlador de cinco refinarias de combustíveis existentes no País.

O encontro em Sorocaba, no Largo do Mercado, teve início às 19h30 com as presenças de políticos, estudantes e sindicalistas. A manifestação tinha o objetivo de pedir para o Congresso Nacional aprovar as reformas de base enviadas pelo governo federal.

O grupo pedia a aplicação imediata do decreto da Supra, as desapropriações pelo interesse social das terras não cultivadas ao longo das rodovias, ferrovias e açudes pertencentes à União, além do tabelamento dos gêneros e utensílios de primeira necessidade.

Ali perto, por volta das 20h, teve início a Marcha da família com Deus pela liberdade. O encontro começou na praça Coronel Fernando Prestes, seguiu pela rua de São Bento e terminou em frente ao Mosteiro.

Um caminhão foi estacionado do Largo de São Bento e usado como palanque improvisado. Parte do discurso foi feito pelo então prefeito de Sorocaba, Armando Pannunzio. (G.B.)
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\18068yf.txt

\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\18068yf.txt

SQL:select * from curiosidades where relacionamentos like '%.a.%' order by data desc
EMERSON


25/03/1964
ANO:96
  testando base


Sobre o Brasilbook.com.br