| “Garrincha, de que planeta você veio” | | 13 de junho de 1962, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
No dia 13 de junho de 1962, Garrincha, eterno ídolo do Botafogo, encantou o mundo com uma exibição antológica diante do anfitrião Chile, pela semifinal da Copa do Mundo de 1962.
Nesse dia, em 1962, Garrincha teve uma das maiores atuações individuais na história do Copa do Mundo, inspirando o Brasil na vitória por 4 a 2 sobre o anfitrião Chile nas semifinais.
No dia seguinte, o jornal El Mercurio destacou: ‘Garrincha, de que planeta você veio?‘ - escreveu a Fifa em sua rede social.
Na partida, disputada no Estádio Nacional de Santiago, logo aos 9, Garrincha abriu o placar e minutos depois balançou a rede fazendo o segundo para o Brasil.
Em seguida, Jorge Toro descontou para os chilenos, e no fim da primeira etapa, Vavá fez mais um para a seleção, de cabeça.
Na etapa final, Leonel Sánchez marcou de pênalti e descontou para os donos da casa. No entanto, Vavá fez o gol da vitória ao marcar de cabeça novamente, aos 33 minutos e colocar o Brasil rumo ao bicampeonato na época, contra a Tchecoslováquia, no dia 17 de junho de 1962.
Com a fantástica exibição e o título cinco dias depois, Garrincha foi eleito o melhor jogador da competição, conquistando a bola de ouro. O eterno craque foi vice-artilheiro com quatro gols ao lado de Vavá. Na frente, ficou Dražan Jerkovic, da Iuguslávia, com cinco gols.
OII!
 |
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. |