Príncipe Regente Dom Pedro e Jorge de Avilez a Bordo da Fragata União (ou D. Pedro I a bordo da fragata União) é uma pintura de Oscar Pereira da Silva. A sua data de criação é 1922, foi encomendada por Afonso Taunay e encontra-se sob a guarda de Museu Paulista. A obra é do gênero pintura histórica e retrata o dia 8 de fevereiro de 1822, quando Dom Pedro I teria expulsado as tropas portuguesa do Rio de Janeiro, após a derrota portuguesa na Rebelião de Avilez.[1][2][3]
Retrata importantes figuras históricas, como o Pedro I do Brasil, no centro da tela, José Bonifácio de Andrada e Silva, Jorge de Avilez Zuzarte de Sousa Tavares, Joaquim de Oliveira Álvares, Joaquim Raimundo de Lamare, Joaquim Xavier Curado, João Severiano Maciel da Costa, Visconde de Majé e José Maria de Morais Rego.
Também representa elementos como um canhão, fragata, cordas, tripulantes, militares e marinheiros. Ao fundo, também mostra o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara, no litoral da cidade do Rio de Janeiro.
select * from fontes where report = 18844 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.