José Bonifácio, escreveu ao embaixador brasileiro em Londres
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Em 24 de fevereiro de 1823, o ministro do Reino e Estrangeiros, José Bonifácio, escreveu ao embaixador brasileiro em Londres comunicando-lhe a posição do governo imperial acerca do comércio de escravos.
O objetivo era instruir Caldeira Brant sobre o modo como deveria conduzir as negociações com o ministério inglês.
Para tanto, Bonifácio forneceu diretrizes segundo as quais D. Pedro ponderava a "iniqüidade" do tráfico, embora não pudesse tomar medidas restritivas a respeito de tal atividade, uma vez que a Assembléia Constituinte estava em vias de ser convocada.
Caldeira Brant, no entanto, deveria assegurar aos seus interlocutores que a abolição se daria de maneira "gradual", atendendo à falta de braços no Brasil. Argumentos fundados na necessidade do trabalho escravo para o funcionamento da economia do país.
José Bonifácio* Data: 01/01/1838 Créditos/Fonte: Oscar Pereira da Silva (1865–1939) ((**)
Nenhum de nós escolhe o nosso fim, na verdade. Um rei pode induzir um homem, um pai pode assumir um filho, mas lembre-se disto, mesmo que aqueles que o induzirem forem reis ou homens de poder, sua alma pertencerá apenas a você. Quando estiver perante Deus não poderá dizer mas outros ‘me disseram para fazer isto‘ ou que a virtude não era conveniente no momento não será suficiente.