Conclui a minha digressão pelos matos e serra do sertão da minha bela e barbora província e cheguei à 6 dias a Santos doente e cansado, e todavia prometi partir amanhã para São Paulo para ir assistir á festividade dos anos de S. M. Depois de chegado é que...
Folgo infinito que V. Ex. tenha vontade de anuir aos desejos das famílias alemãs, principalmente dos mineiros do Hartz, que querem estabelecer-se no Brasil. Dos que forem de beira-mar podem alguns casais estabelecer-se nas terras que ainda restam da fazenda da Cubatão que é de S.M.; e os da terra dentro e os mineiros, parte em Araçariguama perto de Parnayba, e parte em Curitiba., se ainda lá existem terras da coroa.
Os mineiros do Hartz se empregam em lavras minas de chumbo, prata, cobre e ferro, que não há descobertas na minha província, e só sim algumas de chumbo argentífero no Abaité e em Minas Gerais no Cuiabá, não se em que lugar. Algumas notícias ha, pouco seguras, de outros sítios do Brasil, em que ha chumbo, prata e cobre. Na minha capitania dizem haver prata nas fraldas da serra de São Francisco, no distrito ou bairro de Itapeva do termo da vila de Sorocaba, onde há dois socavões antigos chamados os "Buracos da Prata".
Alguns erros você sabe que são erros no momento em que você comete. E alguns erros nem são realmente erros quando você os comete. Eles só se tornam erros porque o mundo em que você vive mudou e de repente ele se torna o maior erro que você cometeu na sua vida.
Carsten Schlüter, sobre Juri Müller ter confiado no Google Data: Fonte: *Batalha bilionária