'Quadro Histórico da Província de S. Paulo Até o Anno de 1822 - 01/01/1822 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1818
1819
1820
1821
1822
1823
1824
1825
1826
Registros (225)Cidades (52)Pessoas (62)Temas (47)


Quadro Histórico da Província de S. Paulo Até o Anno de 1822
    1822
    Atualizado em 19/08/2025 23:05:37

     Imagens (1)


O que ali se fez para a preparação do ferro foitão fragil, que em 1629 já se achava completamenteabandonado por sua ruina, concorrendo para isso atransferencia daquella povoação, que apenas tinha tresannos de duração. Depois desses preliminares houve-ram outros, que convém expol-os para achegas na his-toria da fabrica do Ipanema.

Reconhecida que fosse a pobreza das minas deouro de Jaraguá. Apiahy e Paranapanema, prenderamas attenções as de ferro de Araçoiaba, e mais, porquese dizia haverem ali indicios de vieiros de prata; epara a pesquiza desta especialidade foi em 1681 man-dado pelo governo fr. Pedro de Souza inculcado comosabedor da materia. Nada se sabe do resultado desseexame, mas é certo que Martim Garcia Lombria, ten-do por socios a Manoel Fernandes de Abreu e Jacin-tho Moreira Cabral, levantára junto ao morro uma of-ficina de fabricar ferro, pelo que tivera agradecimentosdo governo, que mais eram mordeduras do que beijos,como mais abaixo se verá.

Ao correr dos annos de 1766 a 1770 construiu-seum forno biscainho em Araçoiaba, substituindo o deSardinha, do qual só vestígios haviam; e porque fos-sem ao proprietario precarios os seus lucros, pois queo governo em vez de dar animação á empreza, a entra-vava de onus e restricções, por ficar fóra do systemamonopolista que Portugal impunha ao Brasil, e nãopudesse ella manter-se dos proprios recursos, foi limi-tada a sua duração e por fim cahiu em decadencia.

Nas vistas providenciaes do conde de Linhares so-bre o Brasil (e sobravam-lhe razões para isso) entrouo plano da exploração systematica das minas de ferrodo Araçoiaba, e com esse fim dispôz em 1800, queJoão Manso, paulista nascido em Itú, e em presençado governador Mello examinasse as jazidas do mineraldo morro, caleulasse sua capacidade e analysasse aqualidade do metal; e o governador para ali se dirigiu,levando comsigo, além de Manso, o coronel Candido [p. 210]





OII!


Quadro histórico da província de S. Paulo até o anno de 1822
Data: 01/01/1897
Créditos/Fonte: José Joaquim Machado d´Oliveira 1790-1867
Página 211


ID: 12181



Relacionamentos




+1822
  Registros225
  Cidades52
  Pessoas62
  Temas47


Registros mencionados

abril de 1810ID: 25432
Fabrica*
Atualizado em 25/02/2025 04:45:14
•  Imagens (3)
•  Fontes (2)
  
  
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!