'Maylasky, em sociedade com "Euler Waeny & Comp.", assina um contrato para construção do "caminho do ferro" de São Paulo a São João João de Ipanema - 19/07/1872 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1868
1869
1870
1871
1872
1873
1874
1875
1876
Registros (87)Cidades (21)Pessoas (0)Temas (43)


Maylasky, em sociedade com "Euler Waeny & Comp.", assina um contrato para construção do "caminho do ferro" de São Paulo a São João João de Ipanema
    19 de julho de 1872, sexta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Na Corte do Rio de Janeiro, em cartório do tabelião Pedro José de Castro, em cujo impedimento sirvo, sendo-me a presente escritura destribuída pelo bilhete de teor seguinte:

"A Castro se distribui uma escritura de contrato para o fornecimento de todo o material fixo e rodante para a construção do caminho de ferro de São Paulo a São João de Ypanema, que entre si fazem Luiz Matheus Maylasky e Euler Waeny & Comp.Compareceram, como outorgante Luiz Matheus Maylasky, na qualidade de presidente da companhia Sorocabana, e como outorgante dos Euler Waeny & Comp., negociantes estabelecidos nesta praça, representados pelo sócio João Waeny, sendo partes justas e contratadas, residenres ora nesta corte, reconhecidos pelos próprios das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas, e estas de mim tabelião, de que dou fé, perante as quais pelo outorgante e outorgados me foi."

J. Salerno






+1872
  Registros87
  Cidades21
  Pessoas0
  Temas43


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!