19 de julho de 1867, sexta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
LEI N. 23, DE 19 DE JULHO DE 1867O Dezembargador José Tavares Bastos, Commendador da Ordem da Rosa, e Presidente da Provincia de São Paulo etc. Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléa Legislativa Provincial, decretou e eu sanccionei a Lei seguinte:Art. 1.° - Ficam annexas : 1.° - As fazendas e mais terrenos pertencentes aos cidadãos José Joaquim do Nascimento, Joaquim Telles; Guimarães, Joaquim da Costa, José Felippe da Cruz, Antonio Raphael de Souza, Joaquim Thomaz de Mesquita, Domiciano Affonso da Costa, Silverio Fernandes Pereira, Francisco Marques da Silva, Joaquim Antonio de Almeida, José Marques da Silva, Joaquim Pinto Ramalho, Fiancisco José de Góes, Lourenço ferreira do Prado, José Machado da Silva, João Leite da Cunha, Maximiano Felix de Campos, Manoel Felix de Campos, Felisbino Soares Dores, José Machado da Costa, João Mariano da Costa, Manoel Fernandes de Rezende, Manoel Valerio da Silva e Joaquim Pereira de Moraes ; ora encravados no districto da villa de Pirassununga e comprehendidos dentro das divisas que partem da Barra do Ribeirão Claro no rio Mogy-guassú, e por este acima até a Barra do rio das Pedras e desce ao corrego da Sertãosinho, seguindo pelo espigão que tem entre este corrego, e as cabeceiras do rio das Pedras até a serra do Sertãosinho, divisando pelo rio Guassú com as villas do Bethlém do Descalvado e Pirassununga pelo rio das Pedras, até a serra do Sertãosinho, com Pirassununga á freguezia de Santa Rita do Passa Quatro.
2.° - A fazenda denominada São Sebastião, de propriedade do tenente coronel Fernando Lopes de Souza Freire, ora pertencente ao districto de Porto Feliz, ao de Sorocaba.
3.° - A fazenda de Mariano Galvão Bueno, ora encravada no municipio de Mogy das Cruzes, ao de Santa Branca. 4.° - O sitio de José Pedroso de Almeida,da freguezia do Arujá, á Conceição dos Guarulhos. 5.° - A fazenda nota do Rio Claro, propriedade do capitão Benjamin Dias Baptista, ora pertencente ao municio de Botucatú, ao de Lençóes. 6.° - A fazenda de José Bueno do Amaral, do Bethlém, ao de Jundiahy. 7.° - A fazenda de João José Gonçalves, pertencente á freguezia do Alambary,
8.° - O sitio de Joaquim Mathias da Silva Bueno na Conceição dos Guarulhos, á Nazareth. 9.° - A fazenda de Bento da Silveira Ramos, ora pertencente á Nazareth, ao districto de Juquery. 10. - A do capitão João José Barboza Ortiz, ora pertencente a Mogy das Cruzes, á São Bernardo.Art. 2.° - Ficam revogadas as disposições em contrario.Mando portanto a todas as Auctoridades a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nella se contém. O Secretario desta Provincia a faça imprimir, publicar e correr. Dada no Palacio do Governo de São Paulo aos dezenove dias do mez de Julho de mil oito centos sessenta e sete.(L. S.) JOSÉ TAVERES BASTOS.Carta de Lei pela qual Vossa Excellencia manda executar o decreto da Assembléa Legislativa Provincial, que houve por bem sanccionar, annexando as fazendas e mais terrenos de diversos cidadãos de uns para outros termos, como acima se declara.Para Vossa Excellencia vêrCandido Augusto Rodrigues de Vasconcellos a fez.Publicada na Secretaria do Governo de S Paulo aos dezenove dias do mez de Julho de mil oitocentos e sessenta e sete.João Carlos da Silva Telles.
IMGSM: 1
Fenda na Terra Data: 01/05/1946 Créditos/Fonte: Hemeroteca Digital - BNDigital 01/05/1946
ID: 9907
Algumas notas genealógicas: livro de familia: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX Data: 01/01/1886 Créditos/Fonte: João Mendes de Almeida (1831-1898) Página 228
ID: 11244
Algumas notas genealógicas: livro de familia: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX Data: 01/01/1886 Créditos/Fonte: João Mendes de Almeida (1831-1898) Página 229
ID: 13064
Algumas notas genealógicas Data: 01/01/1886 Créditos/Fonte: João Mendes de Almeida (1831-1898) livro de familia: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão : séculos XVI-XIX página 330
ID: 11098
“Algumas notas genealógicas: livro de família: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX” Data: 01/01/1886 Página 331
ID: 12772
Algumas notas genealógicas: livro de familia: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX Data: 01/01/1886 Créditos/Fonte: João Mendes de Almeida (1831-1898) Página 352
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!