'Reunião no prédio da Câmara “a fim de resolver-se pacificamente a emancipação completa dos escravos” aqui residentes, “sem desorganização do trabalho” 0 21/12/1887 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1883
1884
1885
1886
1887
1888
1889
1890
1891
Registros (55)Cidades (18)Pessoas (31)Temas (57)


Reunião no prédio da Câmara “a fim de resolver-se pacificamente a emancipação completa dos escravos” aqui residentes, “sem desorganização do trabalho”
    21 de dezembro de 1887, quarta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Sobre o processo de emancipação o jornal Cruzeiro do Sul (2004) relata:A 21 de dezembro de 1887, o Diário de Sorocaba convoca os proprietários de escravos a uma reunião no prédio da Câmara no dia 25, “a fim de resolver-se pacificamente a emancipação completa dos escravos” aqui residentes, “sem desorganização do trabalho”.

A Comissão Emancipadora, composta por Antônio José Ferreira Braga, Joaquim José Loureiro de Almeida, Manoel José da Fonseca, Eduardo Antero da Cunha Vieira, José Teixeira Cavaleiros, José Loureiro de Almeida, Francisco de Souza Pereira, Cristiano Exel, Joaquim Firmino de Toledo Penteado, Olivério Pilar e Manoel Nogueira Padilha, além de convocar os senhores de escravos, passaram a visitá-los antes do dia da reunião.

No dia 14, o jornal de Maneco Januário informa: No passeio queanteontem deu, a Comissão Emancipadora, conseguiu 160 liberdades,sendo 14 incondicionais, e o restante, com a cláusula de serviço por umano. Hoje continua ela a sua gloriosa tarefa”.No dia de 27 de dezembro de 1887, a manchete proclama: SorocabaRedimida. A notícia esclarece que no domingo, dia 25, haviam se reunido,no prédio da Câmara Municipal, muitos senhores de escravos convocadospela Comissão Emancipadora.Aclamado presidente da assembléia, o Dr. Ferreira Braga informou quehaviam sido obtidas 460 cartas de liberdade, e que a Comissão seencarregaria de passá-las, designando o dia 1º. de janeiro para a entregasolene aos libertos. Designou o dia 6 do mês entrante para nova reunião,agora com os lavradores, a fim de libertar-se todo o município.A decisão aqui tomada teve grande repercussão na Província de São Paulo,gerando iniciativas semelhantes em outras cidades. Há quem não a valorizealegando que a ela colocava para os escravos a condição de servirem seussenhores por um ano mais. A Lei Áurea, que veio logo a seguir, concedeu alibertação imediata.Os críticos não levam em conta que um dos argumentos contra a abolição,utilizado durante décadas pelos escravocratas, era o risco dedesorganização da atividade agrícola que ela trazia consigo. O serviçocondicional foi a forma que os abolicionistas de Sorocaba encontraram paradesarmar, sem atritos, aquele fator de resistência. ((Sorocaba. Uma HistóriaIlustrada 350 anos . A trajetória silenciosa dos escravos e a abolição emSorocaba. Fascículo 14 p.222, 04) .




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.