20 de janeiro de 1870, quinta-feira Atualizado em 14/09/2025 21:19:47
• Fontes (3)
•
•
•
Conseguiu reunir, em 1869, acionistas e 300 contos de réis para participar da reunião em Itu, com a idéia de ligar as duas cidades por meio de um ramal ferroviário. Os capitalistas e agricultores sorocabanos pretendiam e era natural, que fosse construído um ramal de Itu que se estendesse até Sorocaba.
À reunião de instalação da Cia. Ituana de Estrada de Ferro, em 20 de janeiro de 1870, esteve presente uma comissão sorocabana composta por Olivério Pilar, Ubaldino do Amaral e Maylasky. Estava presente ao evento, o presidente da província, Antônio Cândido da Rocha. Era o primeiro passo para a ligação entre Itu e Jundiaí, porém os sorocabanos queriam mais. [Aluísio de ALMEIDA, op. cit.]
1ª fonte
Data: 1970
“Memória Histórica de Sorocaba”, parte VIII
Quando foi fundada a Companhia Ituana os sorocabanos, convidados para comprarem ações, não puderam convencer aquêles ricos fazendeiros da cana e do café a extender os trilhos mais cinco léguas, de Itú a Sorocaba. Mailasky estava presente à reunião e convenceu os companheiros a retirarem-se.
A lenda é mais bonita sempre do que a história. Gaspar ouviu contar que na frente da matriz, após a missa domingueira, interpelado com que dinheiro faria a estrada — já agora do Ipanema a São Paulo, e não mais de Sorocaba a Itú, muito mais fácil, respondeu, tirando do bolso uma moeda: "com êstes quatrocentos réis". Quer dizer que contava com o crédito e a propaganda. Sabia que nesses campos do sul cheios de serenidade e barba de bode, não tiraria muito dinheiro. O Banco Alemão, do Rio de Janeiro o ajudou.
Era mais aceito no Rio de Janeiro cosmopolita do que no São Paulo provinciano . Bem entendido, não desejava dar prejuízo a ninguém. Queria criar a riqueza, a começar do já existente algodão e... [p.346] [28863]
2ª fonte
Data: 2023
Gabinete de Leitura abre mostra sobre a Sorocabana. Por Virginia Kleinphappel Valio, Jornal Cruzeiro do Sul
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.