Violento incêndio na fábrica de tecidos Santa Rosália
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
O jornal "Cruzeiro do Sul" deu a seguinte notícia sobre um incêncio ocorrido na Fábrica Santa Rosália.
Pelas 10:30, manifestou-se um violento incêndio na importante Fábrica de tecidos "Santa Rosália", de propriedade da firma Oetterer Speers & Comp.
Ao sinal de socorro, dado pela fábrica incendiada, moveu-se imediatamento toda a nossa população, seguindo numerosas pessoas para o local do ocorrido.
O fogo, que teve início no grande depósito d algodão, manufestou-se violento, ameaçando dominar, em poucos minutos, o edíficio todo.
Felizmente, tal foi o denodo de muitos populares, e tal a prestação que todas as fabricas da cidade acudiram, ao sinal de socorro, que numa brevidade espantosa, se viu estabelecido um regular serviço de extinção do incêncio e outro de retirar o algodão em rama e em caroço, que enchia literalmente o depósito.
Os empregados da empresa elétrica, das fabricas "Santa Maria", "Nossa Senhora da Ponte" e "Votorantim", compareceram com os seus aparelhos para fogo, prestando, assim um grande serviço.
Os empregados da Sorocabana Railway também auxiliaram muito. Todo o trabalho foi proficuo, principalmente na parte de circunscrição. Tendo se abatido logo uma parte do telhado foi elevada a ele uma mangueira da "Empresa Eletrica" que, funcionando regularmente, pode defender o resto do edifício.
Enquanto isso, inumeras pessoas trataram de retirar a grande quantidade de algodão que existia, serviço, esse que terminou as 15 horas, ficando então, o fogo circunscrito num canto do edifício.
Dalí em diante foi fácil a extinção completa do fogo com as manhueiras da "Empresa Elétrica" e da "Santa Maria", não tendo funcinado as do "Votorantim" por não se adaptarem aos encanamentos.
Ás 15:30 o fogo estava extinto. Ao local compareceram também todos os médicos da Santa Casa, os quais levaram uma ambulância para o socorro, caso fosse necessário.
A polícia também compareceu prontamente, prestando auxílio. Os prejuízos foram consideráveis, repretavam uma pequenina parcela da soma que atingiria caso não fosse o socorro imediato.
Foi um verdadeiro ato de heroísmo a salvação do edifício, tendo se originado o fogo no enorme depósito que estava literalmente cheio de algodão. A causa do incêndio não se soube ao certo.
select * from fontes where report = 19810 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.